quarta-feira, 15 de maio de 2013


  • Desenvolvimento Sustentável

Alumínio:um metal sustentável



O alumínio é um metal durável, que possui um infinito potencial de reciclagem, usado na produção de ampla variedade de produtos. Constitui o metal não ferroso mais abundante na crosta terrestre, o que contribui para sua utilização em larga escala.

No Brasil, as principais jazidas de bauxita estão em Minas Gerais e no Pará. O País possui a terceira maior reserva desse minério no planeta. O metal é obtido a partir da transformação da bauxita em alumina e, posteriormente, em alumínio primário. Já o alumínio secundário é originário do reaproveitamento da sucata de processos industriais ou de produtos com vida útil esgotada (como as latas para bebidas) e mantém as características do alumínio primário.

Da mineração ao produto-final, o alumínio passa por diversas etapas. Depois da retirada do solo, a bauxita é lavada, secada e encaminhada à refinaria, que produz a alumina. Em seguida, faz-se a redução da alumina em alumínio primário, obtido em forma de lingotes, placas e tarugos, seguindo para a indústria de transformação, que produzem vergalhões, fundidos, laminados e extrudados.

Os atributos de sustentabilidade do alumínio devem-se às suas propriedades fisico-químicas como leveza, alta condutibilidade térmica e elétrica, resistência à corrosão e uma das suas qualidades mais importantes: a reciclabilidade. Diversas soluções importantes para a vida moderna nas áreas de transportes, saúde, preservação de alimentos e distribuição de eletricidade hoje não seriam possíveis sem o metal.
(Associação Brasileira do Alumínio)


Ciclo sustentável do alumínio



0 comentários:

Postar um comentário